Blog Mario Silva

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O PASSE LIVRE NA RMR é conquista do movimento estudantil e da juventude pernambucana!

Posted at  12:10  |  in  

A União dos Estudantes de Pernambuco Cândido Pinto, que durante muitos anos vem ocupando as ruas, praças, universidades e escolas, protagonizando muitas lutas junto aos movimentos sociais pelo Passe Livre Estudantil, porque acredita que esta é uma das ferramentas que vão garantir ao jovem o direito do acesso à educação, esteve presente nesta segunda feira dia 27/07 no ato de lançamento do programa estadual Passe Livre Estudantil RMR, que contempla estudantes da rede estadual de ensino e cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE).
  A UEP Cândido Pinto entende a grandeza desta conquista histórica e percebe que mesmo numa conjuntura econômica internacional de dificuldades, o nosso Estado consegue dialogar com as demandas da juventude e do movimento estudantil, garantindo avanços que apontam para a real possibilidade de avançarmos ainda mais rumo às vitórias que contemplarão, com plenitude, nossas pautas históricas. Sabemos que com os programas de democratização do acesso ao ensino superior como o PROUNI, o FIES e a expansão do ensino superior federal, em conjunto com iniciativas pernambucanas, como o PROUPE e PROUNI Recife, mais jovens de baixa renda entraram nas universidades, e a palavra de ordem que ecoa sempre das nossas bocas, torna-se uma realidade. De fato “O filho do pedreiro agora vai virar doutor”. Embora reconheçamos esses avanços, jovens de baixa renda ainda somam uma minoria dentro das instituições de ensino superior (IES), cerca de 5,7% da juventude brasileira, contra a marca de menos de 1% antes destas iniciativas de democratização e popularização do acesso as IES. Portanto, devemos reconhecer o quanto caminhamos para enxergarmos com clareza o tamanho dos nossos desafios na popularização do ensino superior em nosso Estado, pois ainda precisamos garantir a permanência desses jovens até a conclusão dos seus cursos e continuar democratizando as universidades, para ampliar essas marcas.
Assim como todos os programas citados, o Passe Livre Estudantil que entrou em vigor essa semana na região metropolitana do nosso estado tem muito a melhorar. O número de passagens livres, apenas utilizáveis em dias úteis, ainda não contempla o acesso do estudante as demais ferramentas educativas, tal como cultura, esporte e lazer. Vencer esta limitação é um desafio que converge com a necessidade de ampliar a concepção de educação e, mais especificamente, de educação pública, uma vez que estas não podem se restringir apenas as vivências e experiências dentro da sala de aula, sob pena de tornarem-se ainda mais precárias e insuficientes.
No que toca a abrangência do programa para o ensino superior, em sua fase de implantação, o programa contempla uma quantidade de estudantes que não é coerente com o número de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que frequentam a universidade, isto é, o programa ainda não contempla todos os estudantes que realmente sentem o peso do transporte em seus orçamentos e precisam ter garantidos seus direitos de ir e vir e de ter acesso à educação. 1.500 é o número estimado de estudantes cotistas das unidades de ensino da Universidade de Pernambuco na RMR que serão contemplados pelo programa em sua fase atual, em um universo de mais de 5 mil estudantes cotistas da universidade, que convivem ainda na realidade sem nenhuma política permanente e real de assistência estudantil. Lutaremos para que este número cresça, e para que estudantes cotistas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica da UFPE, UFRPE, Autarquias Municipais, prounistas e beneficiários do FIES também tenham direito ao Passe Livre Estudantil.
Comemoramos a conquista dos estudantes e lembramos ao governo do Estado que o Passe Livre Estudantil tem que vir acompanhado de uma reforma no transporte coletivo de Pernambuco, pois nós não admitimos as péssimas condições de mobilidade a que somos submetidos todos os dias. Transporte superlotado, assentos quebrados e de má qualidade, e estrutura de segurança sem a qualidade necessária para a garantia da vida e do bem estar do usuário. Estas condições desumanas que vivenciamos diariamente em nosso transporte coletivo nos custaram a vida de dois estudantes universitários recentemente. A UEP Cândido Pinto não aceita a morte da juventude, muito menos se estas mortes estiverem atreladas a péssima qualidade do nosso transporte coletivo. Destacamos ainda que, num momento de crise, os investimentos prioritários devem ser direcionados aos setores dos serviços públicos. Se necessário for, que os mais ricos paguem pelo investimento na qualidade do transporte. Defendemos ajustes fiscais nesse sentido, como a alteração da alíquota do IPVA para que “aqueles que têm carrão paguem por quem anda de busão”. 
Por último, fazemos destaque ao Plano Estadual de Assistência Estudantil que deve garantir aos estudantes universitários, transporte, alimentação, moradia, cultura, esporte e lazer. Passamos por grandes dificuldades para permanecer dentro das universidades, pois direitos básicos como os citados acima ainda não são plenamente garantidos para que possamos nos dedicar integralmente aos estudos.  Foi mediante diálogo intenso e muita luta que ampliamos e democratizamos o acesso ao ensino superior em nosso país. Agora queremos a permanência! A juventude constrói o nosso Estado, colore a universidade com as cores do povo pernambucano, e entende a conquista do Passe Livre Estudantil como um passo adiante na garantia dos nossos direitos. Entretanto, o estudante não quer apenas andar sem pagar nos ônibus. O estudante quer escola, cultura, lazer e esporte.
 Seguiremos ocupando as ruas, praças, universidades e escolas, oxigenando a luta por uma universidade cada vez mais popular. Pois a universidade, assim como todas as instituições sociais, é fruto de muito suor do trabalhador. E vamos lutar sempre para garantir que nós, filhos da classe trabalhadora brasileira, adentremos a ela de maneira cada vez forte e volumosa, e permaneçamos dentro dela com cada vez mais qualidade.
A UEP Cândido Pinto, representação máxima dos estudantes de ensino superior do Estado de Pernambuco, ainda através desta nota, declara que não admite que grupos políticos, com claros e rasos interesses eleitorais, utilizem-se do nome desta entidade para veicular qualquer nota que desrespeite e deslegitime a conquista de um direito da juventude. Estamos de olho nas ações dos golpistas e dos grupos que querem abrir rachaduras na sólida e vitoriosa história desta entidade e do movimento estudantil pernambucano. Como descrevemos acima, continuaremos na luta para garantir os avanços necessários para a implementação e alcance plenos deste programa, bem como para conseguir novos avanços para a juventude de nosso Estado. O Passe Livre Estudantil deve ser considerado pelos movimentos sociais e dos estudantes como uma conquista histórica, que reflete os resultados positivos da nossa militância. Seguiremos pautando e construindo a educação que queremos! Avante!

Recife, 01 de agosto de 2015.
União dos Estudantes de Pernambuco Cândido Pinto

Redes sociais

0 comentários:

--
Copyright © 2015 Blog do Mário .
.
back to top