Blog Mario Silva

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Moradores de assentamento receberam título de posse

Posted at  16:07  |  in  



Moradores dos assentamentos Colégio e Pixaó, localizados na zona rural de São Lourenço da Mata, receberam na manhã desta quinta-feira (8) o título de posse de terra. O prefeito Ettore Labanca, juntamente com o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo dos Santos, o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Getúlio Gondim, entregou a 86 agricultores o documento que lhes garante cidadania, além do acesso a programas de políticas públicas, possibilitando o crescimento da produção familiar.
Os assentamentos Colégio e Pixaó foram criados em julho de 1994 e possuem, respectivamente, 172 e 30 lotes, que variam de 2 a 4 hectares. Durante o seu discurso, Labanca agradeceu a parceria com o Governo do Estado e falou da importância do título e dos outros investimentos que vão chegar para beneficiar as duas localidades.
“A partir de agora vocês terão propriedade e legalidade na questão da terra. Junto a isso, estou construindo essa escola, aqui ao lado, para que as crianças possam ter educação de qualidade. Quero voltar aqui em agosto para inaugurá-la”, afirmou o prefeito.
Para o presidente do Iterpe, Getúlio Gondim, é uma emoção diferenciada entregar os títulos em cada assentamento. “Estamos possibilitando a todos esses agricultores um documento oficial do Estado, que é o título, onde ele tem o acesso às políticas sociais. A cidadania está sendo reconhecida pelo Governo, e a partir de agora os cidadãos podem produzir com tranquilidade”, disse.
Ainda de acordo com ele, esse trabalho foi iniciado há muito tempo e construído junto com o município pouco a pouco, através de etapas, organização das famílias e culminando com a emissão do título de posse da terra. Para receber o documento, foi necessário que as pessoas cumprissem todas as regulamentações previstas na Lei, além de atestarem que são agricultores, trabalham na terra e vivem na área.
Já o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo dos Santos, agradeceu aos são lourencenses pela luta na causa, ressaltando a importância da parceria para que as famílias possam ter uma melhor qualidade de vida. Segundo ele, em seu discurso, esse trabalho está sendo realizado em vários municípios e deve atingir 50 mil pessoas.
Para a moradora Geni Gomes de Andrade, receber o título é um presente. “Moro aqui há nove anos e foi uma luta para receber o documento. Estou muito feliz. Produzo macaxeira, inhame, e tenho ainda a criação de galinha, boi e bode. Por enquanto ainda é uma criação familiar”, revelou.
Estiveram presentes ainda no evento o vice-prefeito de São Lourenço da Mata, Gino Albanez, o deputado estadual, Vinicius Labanca, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Ivaldo Beltrão, a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Edízia Medeiros, de Comunicação Social, Renata Gondim, a diretora técnica do Iterpe, Maria de Oliveira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Lourenço do município, Antônio Nobrega, o presidente da associação dos assentamentos, Antônio Oliveira, o subprefeito de Matriz da Luz, Zezinho Corredor, além de toda a equipe técnica do Iterpe que trabalhou na regulamentação das terras.

Fonte :Redação-SECOM.

Redes sociais

0 comentários:

--
Copyright © 2015 Blog do Mário .
.
back to top